11/05/2013

Exame à próstata

Hoje, enquanto fomos às compras, deparámo-nos com um painel de publicidade que dizia (qualquer coisa como) isto:

O exame à próstata custa um pouco, mas a radioterapia custa muito mais.

Vou tentar lembrar-me disto quando for a minha vez.

3 comentários:

  1. Hoje a passar de bicicleta por uma estação de metro vi precisamente essa mensagem. Até comentei que a achei de muito mau gosto. Porque, apesar de o objetivo ser ser forte e levar alguém a pensar na sua vida e nos problemas que cria quando não se diagnostica atempadamente (o que não devia ser uma questão, sequer, mas uma responsabilidade que a pessoa deveria assumir como obrigatória), faz crer que o exame à próstata é doloroso. Ou seja, acaba por inconscientemente reforçar a ideia de que o exame custa, o que é ridículo. Falo pelo que sei das pessoas que me rodeiam. Há uma diferença clara entre desconforto e dor. Custa bem mais ir a uma ginecologista, de certeza.

    Tenho uma pessoa próxima, bastante nova, com um cancro na próstata. O desenvolvimento da doença nada teve a ver com diagnóstico, porque não está sequer na idade de se começar a preocupar com isso (30 e poucos anos). Coloco-me na pele destas pessoas e acho que essa mensagem não vai trazer qualquer tipo de ânimo e que esse anúncio peca por querer demasiado chocar e, com isso, reforçar uma ideia errada e ofender quem se está a tratar, dando a ideia de que a quimioterapia é um limite - quando não é, de facto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que a mensagem apenas quer atingir aqueles que, por preconceito (que os há) não fazem o respetivo exame. E se os exames de ginecologia estão muito mais presentes na sociedade (dificilmente encontras uma mulher que aos 30 anos não o tenha feito), o exame à próstata quase que é tabu. Os homens devem fazer o primeiro a partir dos 40, mas quantos não haverá que, com idade muito mais avançada, nunca o fizeram?

      Eliminar

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.