20/06/2013

Mnemónicas

Ontem todos tiveram a oportunidade de me colar um rótulo. Há pessoas que me conhecem realmente, e por isso identificam-me com amigos em comum, com o local onde vivo ou o sítio onde trabalhei. Em relação às outras pessoas, também não foi unânime, mas deu para ficar com uma ideia daquilo com que mais depressa me identificam.  Desde nerd a totó. De romântico a engraçadinho. Houve até quem me associasse às "ceroulas", (que já agora, aproveito para dizer que não tenho usado ultimamente).

Entretanto também se falou em cognomes e fui ver se haveria algum rei de portugal que partilhasse o cognome de um rótulo que me tivessem dado. Não havia, mas dei por mim a recordar a forma como decorava os reis da primeira e segunda dinastia.

Primeiro vejamos os reis que houve.
Primeira dinastia: Afonso, Sancho, Afonso, Sancho, Afonso, Dinis, Afonso, Pedro, Fernando.
Segunda dinastia: João, Duarte, Afonso, João, Manuel, João, Sebastião, Henrique.

Então para a primeira dinastia tínhamos AS ASA DA PF (Lia assim: A(s) asa dá pfff; como se as asas fizessem barulho a bater). Para a segunda dinastia, já não fazia tanto sentido (como se a primeira fizesse) mas rimava. Era assim: Jota dá, Jota éme, Jota esse agá (JDAJMJSH).

E vocês, de que mnemónicas se lembram? Algumas tão parvas como estas?


25 comentários:

  1. A da lua mentirosa que quando está em forma de C está a decrescer e quando está em forma de D está a crescer. Não era uma mnemónica propriamente dita, mas era lá perto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, essa regra é bem conhecida. Já não tão conhecido é o facto de a maré estar vazia quando a lua está perto do horizonte.

      Eliminar
    2. Desconhecia isso, mas há duas marés vazias a cada 24h e a cada dia que passa a hora da maré vazia adianta cerca de 1h. Tanto pode acontecer ao meio dia como às 4 da tarde, será que a lua está perto do horizonte nessa altura? :) Nunca reparei :)

      Eliminar
    3. Quando a lua está mesmo acima de nós ou quando está no lado contrário, é quando exerce maior força gravítica e por isso a maré está cheia. Pelo contrário, se está junto ao horizonte, é porque está a exercer menos força sobre o sítio onde estamos e por isso a maré está vazia.

      Eliminar
  2. Wow! Isso é de ensino superior, espero. Porque acho que não dei nada disso :)

    ResponderEliminar
  3. "Maria Encostada ao Porta Bagagens" = MEPB (Metano Etano Propano Butano)... Química Orgânica só ia lá assim :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso parece um filme da Máfia.

      Eliminar
    2. Mel É Para Bolos (Metano Etano Propano Butano)

      Eliminar
    3. Mel é para bolo (metano, étano, propano, butano)

      Eliminar
  4. Espeta o Gambuzino na Faca Onde Caíram Folhas Ranhosas
    (Espécie, Género, Família, Ordem, Classe, Filo, Reino)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é muito engraçado, mas induz em erro porque há a tendência de dizer "Espeta a faca no gambuzino (...)"

      Eliminar
  5. Perto da Meta a Ana Triunfou
    (Profase, Metafase, Anafase, Telofase)

    Muito Esperto Pouco Burro
    (Metano, Etano, Propano, Butano)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe, tá fixe.
      Olha as minha sugestões assim à pressão:
      ProMeta, Ana Teles.
      Meta Esta Propriedade no Botão. (isto em informática faz mto sentido)

      Eliminar
    2. Pensei que ias dizer para meter a propriedade num sítio que rima com botão e é bastante nortenho ufa eheheh

      Eliminar
    3. Para mim era: Pedro Meu Amor Telefona-me.

      Eliminar
    4. Patos Macacos Andam na Terra (Profase, Metafase, Anafase, Telofase)

      Eliminar
  6. este gato fez ontem cada figura ridícula (espécie género familia ordem classe filo reino)
    mel é para bolos (metano etano propano butano)

    :) biologia e quimica orgânica LOL

    ResponderEliminar
  7. PaTaKa BoDeGa que se refere às consoantes oclusivas /p/, /t/ /k/, /b/, /d/, /g/. Fonética.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa está boa só com duas palavras. O melhor que consegui foi BaTe PouKo GaDo.

      Eliminar
  8. A Carla Tem Feito Contas Com Calculadora Cientifica (Oração subordinada Adverbial - Causal; Temporal; Final; Condicional; Concessiva; Consecutiva; Comparativa)

    Rita Foi Caçar Orangotangos Faminta Gostando de Espinarfres (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género, Espécie)

    Português e Biologia no seu melhor, mesmo com pouca lógica :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostos destas frases. Se não tiverem lógica ainda são mais fáceis de memorizar.

      Eliminar
  9. Já agora PaTaKa BoDeGa não fui eu que inventei. Usa-se na linguística, sei lá.

    ResponderEliminar
  10. Olha, nunca me lembrei disto... e o jeitão que me tinham dado!!!

    ResponderEliminar

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.