07/01/2013

A resposta à minha 1ª e-fatura

Que coisa mais linda, o mail que recebi da Autoridade Aduaneira. O que está com fonte mais pequena é para os mais curiosos. O restante é para vocês verem como eles são graxistas.

Ex.mo(a) Senhor(a)


Entrou já no sistema e-fatura a 1.ª fatura em que figura como adquirente. Muito obrigado pela sua colaboração.

O seu ato de receber a fatura com IVA – que os comerciantes são sempre obrigados a emitir – e de nela inserir o seu Número de Identificação Fiscal (NIF), garante que ela será conhecida pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Esse seu ato simples é muito importante para si e para todos nós.

A emissão da fatura significa que o montante que pagou a título de IVA recebeu o destino que devem receber todos os impostos pagos pelos cidadãos. A emissão de qualquer fatura impede que os impostos suportados por quem a pagou possam constituir um lucro extra para quem não cumpre a lei. Significa também que os agentes económicos se encontram num mesmo plano concorrencial, evitando assim que os incumpridores possam concorrer de forma desleal com os que, cumprindo, criam emprego e riqueza.

A partir de agora, a AT assegura os procedimentos necessários para que o IVA que pagou nesta fatura seja efetivamente entregue ao Estado e cumpra a sua função.

Sempre que compramos um bem ou serviço sujeito a tributação, estamos a pagar o IVA. É por isso que, independentemente de haver ou não lugar a um benefício fiscal, o vendedor é legalmente obrigado a emitir a fatura. Ao emiti-la está a fazer prova de que cumpriu com as suas obrigações e de que o dinheiro que lhe pagou a título de IVA está em boas mãos – vai ser entregue ao país. Por isso é tão importante o seu gesto de receber sempre a fatura.

Aproveito este momento para lhe manifestar a gratidão da AT – Autoridade Tributária e Aduaneira, pela sua colaboração neste projeto de cidadania que é o sistema e-fatura.

Com os melhores cumprimentos,

 O Diretor-Geral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.