01/02/2013

Em dia de greve dos STCP...

... deixo-vos o mail que o ColegaX lhes enviou. 
Muito resumidamente, no dia 31 de Dezembro ao final do dia, ele quis apanhar o autocarro para casa. Não passou autocarro nenhum, embora a informação online era a de que estavam a passar autocarros constantemente. Teve de ir de taxi ou já só chegava a casa em 2013.

Aqui fica. Leiam que vale a pena.

Cerca das 17h55 cheguei à paragem de São Lázaro (SLZ3) e fiquei à espera do autocarro da linha 207. Sigo com atenção as alterações ao serviço pelo twitter STCP (@infostcp), mas como não foi comunicada qualquer alteração nesta linha, e como na paragem também não havia nenhum aviso, não pensei que pudessem ocorrer problemas. Cerca das 18h30, não tendo ainda passado qualquer autocarro 207 (apenas passaram dois 400), resolvi investigar utilizando o serviço SMSBUS através do site (http://www.stcp.pt/pt/viajar/horarios/?paragem=SLZ3&t=smsbus) para obter informações. Recebi indicações de quanto tempo faltava para o autocarro seguinte passar. O primeiro autocarro que devia ter passado não passou. O segundo também não. Nessa altura telefonei para a linha azul (226 158 158) e fui atendido por um robot acompanhado de uma música. Fiquei em linha durante vários minutos. Apesar de estar a telefonar durante o horário de antendimento normal, não consegui falar com ninguém. Continuei a consultar o serviço SMSBUS, e ao terceiro autocarro que devia ter passado e não passou, desisti de esperar e resolvi apanhar um táxi. Isto aconteceu por volta das 19h15. Durante o tempo que estive na paragem, outras pessoas esperaram e desistiram de esperar pelo autocarro. O percurso do táxi (SLZ3 a CMPT1) custou-me 5€. Fiquei ainda com uma viagem por validar num cartão de 10, que já não vou utilizar em 2013. Isto acrescido do custo da chamada para a linha azul e o custo de utilização do serviço SMSBUS. Em conclusão: o autocarro não passou, o serviço informativo via twitter não funcionou como devia, o serviço informativo SMSBUS não funcionou como devia, o serviço informativo linha azul não funcionou como devia. Dado que nada funcionou como devia, importa que esta reclamação tenha consequências.

Nada funcionou como devia e também não lhe responderam a este email como deviam.
Haja coerência!

4 comentários:

  1. ColegaX (aka ColegaZ)01/02/2013, 14:20:00

    Não foi mail, foi mesmo na página das reclamações do site dos STCP. Deixei lá o meu contacto, claro, mas nunca me responderam.

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    1. ColegaX (aka ColegaZ)01/02/2013, 14:24:00

      Sendo justo, também importa referir que normalmente os STCP funcionam muito bem. Este foi o único contratempo que tive desde sou utilizador regular, de há 4 meses até agora.

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  2. A resposta à reclamação deve chegar, mas certamente muito mais tarde do que seria razoável e, por isso (e intencionalmente), com menos impacto junto de quem se queixa. A STCP funciona, de facto bem, mas nesta questão das reclamações são todos iguais. Tive uma experiência semelhante na CP e passados dois anos, tive direito a resposta e indemnização. Nem tudo é mau.

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    1. Então já só faltam uns 23 mesitos até obter resposta. É esperar :)

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