11/04/2013

So you think you can blog - Verde Vermelho


Autora: Joana
------

Os condutores de rotundas

Eu sei que sou, por si só, estranha e, por isso, este post não vos deve deixar com grande estranheza em relação à minha pessoa, mas eu desenvolvi uma teoria sobre alguns condutores.
Para mim, é muito claro que existem condutores de rotundas, isto é, pessoas que são cromas a conduzir no geral, mas que são estupidamente nabiças nas rotundas. O que caracteriza estes seres? Ora bem, entre os nabiceiros de rotundas temos aqueles que o são sem o saberem e que acham que estão a fazer tudo conforme manda a lei - os nabiceiros por natureza - e os outros que se fazem passar por isso, com o intuito de bater (melhor, serem batidos) para arranjar aquela suposta batidela que não estava lá para ser arranjada há séculos e que só apareceu com o leve toque dado agora na rotunda - os nabiceiros por chico-espertice.

Os nabiceiros por natureza são aqueles que circulam sempre pela direita - porque se deve circular sempre pela direita, sem exceções, assim lhes ensinou algum instrutor bêbedo -, que saem nas suas saídas sem dar sinal que indique a quem vai atrás deles ou quem está na próxima entrada na rotunda o que esperar daquele veículo, e aqueles que circulam sempre no meio da rotunda com o pisca para a esquerda. Quanto a estes, parece-me que são casos perdidos e nada mais há a fazer. Buzinar e insultar não resulta, porque eles irão alegremente continuar a fazer a sua viagem, colados ao volante, sem olharem para o lado ou para qualquer outra coisa que não seja a frente, enquanto ouvem uma rádio regional a passar músicas de há 30 anos.

Os nabiceiros por chico-espertice são os piores e só me apercebi deles quando, há tempos, estive a falar com um elemento da GNR, que é pai de um dos meus alunos. Ora, estes seres são aqueles que se fazem de desentendidos e circulam sempre pela direita; não porque não saibam que não é assim que se circula, mas porque têm a intenção que lhes batam no carro. E saem sempre a ganhar, sabem porquê? Porque a lei portuguesa define cegamente que quem circula à direita tem sempre prioridade - mesmo nas rotundas. Por isso, por toda a razão do mundo que tenham, se baterem numa rotunda num carro à vossa direita, a culpa, mesmo não sendo, será sempre vossa, que circulam corretamente na faixa do meio e estão a preparar-se para fazer a aproximação à direita para sairem na saída seguinte. Como sempre, nestas coisas, há sempre quem seja esperto e desempenhe este papel de "cromo" para ter direito a algum arranjo no carro. Reparem bem da próxima vez e vejam lá se, por vezes, quem faz estes papéis, não é gente nova, com carros novos batidos ou com carros velhos a precisar urgentemente de uma "cirurgia".

Portanto, acho que estamos de acordo que a minha teoria faz sentido e tem razão de ser. Estes seres existem e não são "farinha do mesmo saco". Entre uns e outros, acho que tenho mais dificuldade em suportar os últimos, porque detesto pessoas com manha; vendo bem, os primeiros, depois de uma fase inicial de enervamento, até me divertem. E palhaços por palhaços, prefiro sempre os que me fazem rir.

------
Este post surge na sequência do passatempo So you think you can blog. Pretende-se dar espaço a blogues com poucos seguidores de darem a conhecer os seus dotes. Críticas tipo Ídolos são aceites. Críticas construtivas são bem-vindas. Visitas e novos seguidores ao blogue mencionado são super-bem-vindos.

14 comentários:

  1. Já tenho mais um seguidor! Weee.... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse seguidor também é novo para mim. Mas para já, um seguidor e zero críticas. Venham de lá essas críticas.

      Eliminar
    2. Olá Joana, Olá Eduardo...
      Estou a ver que não escapa nada para esses lados ;)

      Já que fazem questão que me pronuncie sobre o assunto, vou dedicar-vos um post no meu blog, sobre o tema em questão :)

      Aproveito para dizer que adorei o texto, assenta-me que nem uma luva ;)

      Eliminar
    3. Fico muito feliz! :) Obrigada pelas palavras!

      Eliminar
  2. Ainda hoje estava eu a circular corretamente numa rotunda e quando me preparava para sair estava a ver que ainda me batiam. Isto porque um atrasado mental decidiu fazer a rotunda toda na faixa da direita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eras tu a pagar a multa, aí está a injustiça!

      Eliminar
  3. Ainda bem que eu não conduzo :D :D

    **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos, deste problema, estás livre! :) Mas podes sempre apreciar estes espécimes, é uma alegria...

      Eliminar
  4. Gostei do post. Tem as criaturas nabiças bem agrupadas e o sentido de humor usado parece-me bom. Acho que vou espreitar o blog.
    Dá muito trabalhinho fazer uma rotunda como manda o código da estrada. Eu sei perfeitamente como se fazem. Ó se sei, que o meu instrutor deu-me bastantes nas orelhas e chamava-me "corta rotundas". Mas eu uso sempre as faixas certas. Dá-me é um trabalho descomunal fazer piscas a toda a hora e reduzir para a mudança que supostamente se deve usar. Mas eu também não conduzo em sítios com muito trânsito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lúcia. Espero que espreites, gostes e fiques :)

      A cidade, em termos de trânsito, é uma selva, nesse aspeto estarás menos sujeita ao drama nabiceiro ;)

      Eliminar
  5. Ora, ainda hoje me aconteceu uma coisa parecida,não podia deixar de comentar. Não é novo para ninguém que até á terceira saída uma rotunda faz-se por fora e a partir dela por dentro. Também não é novidade saber que se vais na faixa de dentro tens de sair para a de fora logo depois da saída anterior á que queres entrar. Posto isto,porque é que há pessoas que continuam a sair de rotundas diretamente da faixa de dentro ? Não percebo. Todos os "cagaços" que apanhei foram desse tipo, pessoal que vem na faixa de dentro para sair na mesma saída que eu. Não está correto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço isso quando tenho a faixa direita ocupada e não posso mudar antes. Não vejo grande problema nisso.

      Eliminar
  6. As pessoas centraram-se mais no conteúdo, o que é normal. Não houve críticas negativas, quer-me parecer. Mas eu gostei por ter princípio, meio e fim. Gostei por ter humor. Gostei por ter travessões e pontos-e-vírgulas. Eu nunca sei muito bem quando usar pontos-e-vírgulas.
    Só não gostei do "enquanto ouvem uma rádio regional a passar músicas de há 30 anos" já que esse sou eu. Eu gosto de ouvir músicas de quando tinha 6 anos e vivia na aldeia. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, concordo que houve maior concentração no tema do que noutros teores do post. Não sei se levou à curiosidade para conhecer o blogue, mas, pelo menos, valeu pela tentativa. :) Agradeço estes pequenos minutos de fama! :)

      Essa coisa da estrutura e da pontuação é defeito de fabrico, nada a fazer. Eu gosto deste tipo de defeitos :P E eu gosto de rádios regionais! São a minha companhia preferida das grandes viagens e, modéstia à parte, ninguém imita melhor do que eu uma voz off de um anúncio publicitário destas rádios. :D

      Obrigada pela oportunidade, Eduardo. Foi uma boa "montra" mesmo. :)

      Eliminar

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.