15/03/2013

Posts para totós - RSS e alternativas ao Google Reader

A Google anunciou anteontem que vai descontinuar o Google Reader (o seu agregador de RSS) o que acontecerá no dia 1 de Julho deste ano. Existem várias alternativas, mas antes disso vamos explicar o que é isso do RSS.

Se sabes o que é o RSS e para que serve o Google Reader, avança esta parte.
Quando queremos acompanhar um blogue ou um site de notícias (ou um site de empregos, ou uma página do Facebook, ou um canal do Youtube, ou...), a melhor forma é através da subscrição por RSS, quase sempre identificado com esta imagem.
Desta forma, conseguimos saber se há novas actualizações, e caso haja, consultamos apenas essas.
À hora que fiz este post, era este o aspeto do meu Google Reader.

Do lado esquerdo estão várias pastas que contêm as subscrições que adicionei. A numeração indica a quantidade de actualizações por ler. E à direita temos o próprio conteúdo das actualizações. À medida que as vamos lendo, elas vão sendo removidas. Assim, só lemos o que ainda não tínhamos lido.

Se só estás interessado nas alternativas ao Google Reader, lê a partir daqui.
E em vez de estar a fazer um descrição exaustiva, deixo-vos a ligação de quem já a fez. Vejam aqui as melhores alternativas ao Google Reader pelo site LifeHacker.

Até agora experimentei o Feedly e o The Old Reader. Outros houve que experimentei, mas devido ao elevado número de acessos, não estavam a aceitar novos utilizadores.

Feedly
O Feedly chamou-me a atenção por ter como base a mesma infraestrutura do GoogleReader, terem aplicação para Android e iOS e estarem a preparar uma nova infraestrutura que substitui a da Google. Assim, supostamente, não será necessário fazer nada nessa altura, e neste momento podemo-nos ligar com o login da Google e as nossas subscrições serão importadas automaticamente. A aplicação funciona como uma extensão para o Google Chrome ou Firefox. Até ver, pareceu-me uma boa opção embora tenha ainda de me habituar ao interface com o utilizador, que é um pouco diferente.

The Old Reader
Este site chamou-me a atenção por ser praticamente uma cópia do Google Reader antigo. Mas a minha experiência não foi a melhor, já que foi necessário exportar as subscrições no Google Reader e importá-las no The Old Reader. As pastas não ficaram sincronizadas e o interface pareceu-me um pouco lento. Tem também a desvantagem de não ter aplicação para Android e iOS.

Entretanto vou continuar a experimentar estes e outros sites. Se fizer sentido actualizarei este post com mais informações das minhas experiências.

7 comentários:

  1. Assim que me apareceu o aviso no GReader ontem fui logo procurar uma alternativa e fiquei fã do Feedly não só porque me importava automaticamente os feeds mas por causa da app para iPhone! Ora a minha primeira dúvida foi: "uma vez que importa automaticamente os feeds do GReader, será que quando o serviço fechar os meus feeds no Feedly também desaparecem?" Fui ao GReader apagar um feed a ver se havia algum tipo de sincronização mas esse feed continuou no Feedly. Quanto à app ainda tenho de a explorar melhor que ontem consegui apagar três posts sem os ler só a experimentar aquilo :) (Nabices)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me aconteceu apagar posts sem querer. Podemos por a culpa no interface deles :-)

      Eliminar
  2. Obrigadinha por esta info toda! ;)

    ResponderEliminar
  3. Já agora, explica-me uma coisa... "Ouvi" dizer que era o Google Friend Connect que ia terminar, agora leio que é o Google Reader? Em que pé fico? |:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Google Reader vai terminar, a não ser que voltem atrás na decisão.
      O Google Friend Connect não sei, mas diria que é o mais certo, uma vez que está a ahver um esforço por parte da Google de centralizar e integrar o Blogger com o Google Plus.

      Eliminar
  4. Bem... não sei se me leste os pensamentos ou o post mas também falei disso ontem :)

    Encontrei um que tem sincronização no telemóvel mas ainda não há para desktop. O Flipboard. Visualmente é apelativo mas tem a lacuna de não dar para fazer nada no pc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este post surgiu na sequência de um comentário no Post para totós anterior. Ainda não consigo ler pensamentos ;)
      Este link tem uma lista enorme de sites com pontuação. A pontuação é o número de pessoas que os deram como favoritos.

      Eliminar

Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>

Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção

Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!

Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.

Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.

Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.