06/03/2013
Mossos d'Esquadra
Na viagem que fiz em 2002, estivemos numa cidade perto de Barcelona e numa saída roubaram-me a carteira. Vi um carro da polícia e pedi-lhes ajuda. A resposta deles foi "dirijam-se à esquadra". Fiquei logo com boa ideia deles.
A esquadra chamava-se Mossos d'Esquadra. Chegando lá, aquilo tinha mais umas quantas pessoas enrascadas. Havia duas italianas a quem tinham levado carteira, chaves e carro. Deu logo para relativizar um pouco as coisas. A mim, só tinham roubado a carteira.
Chegou a minha vez e o "mosso d'esquadra" faz-me umas perguntas para preencher o formulário. Notava-se que tinha tido aulas de datilografia porque punha os dedos corretamente no teclado, mas aquilo era uma lentidão que só me apetecia pegar no teclado e escrever eu.
Sendo eu vítima, tinha de ler um papel com os meus direitos (e deveres, acho eu). Peço a versão em inglês e logo no início leio "You are under arrest [...]". "Estou bonito, estou", pensei eu. Lá lhes fiz ver que aquele não era o papel correto e lá me deram o que deviam. Sempre a somar.
Depois, como lhe tínhamos dito que achávamos quem seria o suposto assaltante, deram-nos uma lista com dezenas de caras para identificar. Nenhum parecia ser, mas acabámos por apontar para um que era parecido e dissemos justamente isso, que era parecido. Passados uns minutos voltam com a informação "No puede ser. Está cerrado", ou seja, o tipo que tínhamos apontado já estava preso. Ainda bem que olhámos para todos com olhos de ver.
E pronto, fiquei o resto das férias sem carteira, mas pelo menos fiquei com a convicção que a nossa PSP ou GNR não fica a dever muito à polícia catalã.
7 comentários:
Se queres deixar link, faz assim:
<a href="LinkDoTeuBlogue">NomeDoTeuBlogue</a>
Se viste algum erro e só queres fazer o favor de me avisar, faz assim:
TBD Erro->Correção
Se achaste graça, faz assim:
Ahahaha!
Se fazes questão que te responda, deixa um ponto de interrogação.
Se queres comentar anonimamente, assina no fim com um nome mais ou menos falso.
Em todos os comentários, deves tratar-me por tu. A não ser que me queiras insultar. Nesse caso, trata-me na terceira pessoa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O povo do Sul da Europa, lingua à parte, é muito parecido nas maneiras de abordar os problemas dos outros.
ResponderEliminarTiveste sorte em não seres multado por não trazeres identificação contigo :P
Com aquela declaração que me mostraram, eu já tive sorte em não ir preso :)
EliminarE tinhas muito dinheiro? Cá para mim, eles pagam essas aulas de dactilografia com o dinheiro que encontram nas carteiras. ;)
ResponderEliminarPippa Coco blog
(repara como voltei a aplicar o ensinamento que publicas)
Tinha uns 50€, já dava para umas aulas de qualidade :)
EliminarMuito bem, quando instalares o Google Analytics, ficas logo a perceber que os teus seguidores com melhores comentários vêm deste blogue. :P
Uma vez roubaram-me um rádio e um GPS e lá fui eu à esquadra. Depois dessa experiência, a única coisa que faço quando sou roubada é seguir em frente :p
ResponderEliminarConvém sempre apresentar queixa. Quanto mais não seja, fica para as estatísticas. Mas que raramente dá em alguma coisa, lá isso é verdade.
EliminarPelo que descreves parece-me que são muito parecidos aos portugueses.
ResponderEliminar