Hoje descobri a palavra "caraolho" cujo significado é:
- pessoa que só tem um olho;
- pessoa que tem estrabismo.
Não bastasse o infortúnio de se ser estrábico ou zarolho, para estas pessoas ainda tinha de haver um adjectivo em tudo parecido com "carvalho"1.
Um dia perguntei a um caraolho estrábico qual o olho dominante, porque umas vezes parecia que era um e outras vezes parecia que era outro. E isso dificultava a vida de quem, em conversa, precisava de entender para quem ele estava a olhar. Ele respondeu que dependia, que às vezes até dava jeito ser assim porque, para se dirigir a outra pessoa, nem precisava de mexer a cabeça; bastava olhar com o outro olho. Também não usava óculos e também lhe perguntei porque não tinha óculos. Ele disse simplesmente que tinha, mas que não usava porque não lhe apetecia. Muito comodista, portanto.
1 Sim, eu sei que é a segunda vez hoje que falo em palavras da família de carvalho.
Eu sou extrábica há 30 e tal anos e nunca tinha ouvido tal coisa.
ResponderEliminarMas prontos. Tá bem. Obrigadinha. :)
O Caldeirão e a Colher de Pau
Sendo tu do sexo feminino, ficas caraolha. Sim, eu sei que não ajuda, mas sempre é um bocadinho diferente.
EliminarSim, lá diferente é. Mas o caso do teu amigo não querer usar óculos...
EliminarÉ que a maioria do extrabismo é corrigido pelos óculos ou lentes de contacto. A maioria das pessoas que me conhecem nem sonham que eu sou extrábica.
Agora andar praí, sem óculos, com um olho pra cada lado... :p
Anda a confundir as pessoas, é o que é.
Segundo ele, o estrabismo dele era tão grande que dificilmente ia ao sítio. Digamos que, como era homem, tinha visão periférica ao nível das mulheres :)
EliminarLOL descobres coisas mesmo fantásticas.
ResponderEliminarÉ sempre uma grande aventura falar com uma pessoa caraolha porque nunca sabes se está a olhar para ti, ou para outra pessoa, ou para o infinito. E tu não sabes para qual olho dar atenção. Uma chatice, vá.
Pois é. Se for homem, deixo de olhar. Se for mulher, olho para outros atributos :P. Pronto, está decidido.
EliminarA senhora da farmácia onde vou é caraolha, então. Mas ela usa óculos e continua a ter um olho para cada lado... sempre que sou atendida por ela, não consigo evitar de a olhar fixamente nos olhos - para um olho de cada vez.
ResponderEliminarAssim à partida, diria que o olho dominante tem mais probabilidades de ser o mesmo que a mão, por isso é estares atenta à mãe com que a senhora da farmácia recorta e escreve.
EliminarVou estar atenta!
Eliminar