Depois de uma semana sem pôr os pés e sem estudar e sem fazer trabalhos de casa, hoje lá fui e, para meu espanto, quase que duvidava que aquela aula era de alemão. Acusativo e dativo, ordinais, dias do ano, meses e preposições.
Como se não bastasse, tenho teste na quinta-feira com a matéria a incidir sobre tudo isto e ainda transportes e coisas das cidades.
Se burro velho não aprende línguas, eu diria que burro de 36 anos não aprende alemão. Chamem-me burro, mas não me chamem velho.
É matéria relativamente fácil, dependendo do contexto em que foi ensinado o acusativo e o dativo (imagino que juntamente com as preposições e indicações de lugar). Dá trabalho recuperar a matéria sozinho, mas é acessível.(Sou de alemão, por isso o digo com alguma propriedade).
ResponderEliminarBoa sorte e bons estudos!
Exato, foi juntamente com as preposições. A minha maior dificuldade é decorar vocabulário e géneros. A gramática, para mim, até é relativamente fácil. Mas foi tudo de uma vez.
EliminarObrigado
Aprendi isso à pouco tempo e não achei difícil, recuperas facilmente. Agora estou no maravilhoso mundo da família :)
ResponderEliminarA família eu já percorri no duolingo, mas sinceramente, recordo-me de pouco.
EliminarOs géneros das palavras serão sempre a eterna dor de cabeça no alemão, faz parte... Vai correr bem! Bons estudos!
ResponderEliminarEu queria era ter mais um tempinho para estudar... ou não ter de fazer o teste :-)
EliminarEstamos os dois na mesma situação, também me pus a estudar alemão (onde é que me fui meter) e tenho teste também para a semana (salvem-me). Já dei o nominativ, akkusativ e dativ também, no inicio foi mesmo "tirem-me daqui" mas com treino lá apanhei o jeito :) agora estamos a dar as horas... é mais tranquilo :)
ResponderEliminarBoa sorte para o exame
Sim, as horas é mais tranquilo. Só ligam o complicómetro quando dizem "faltam 5 minutos para a meia seis" para dizer 17h25. :-)
EliminarEstava a pensar em aprender alemão para o próximo ano (lectivo :p). Por agora estou no inglês. Como é que achas-te ao início? Com vontade de desistir por ser demasiado difícil, ou feliz por ser demasiado fácil?
ResponderEliminarEu sou uma pessoa das ciências, matemáticas. Línguas nunca foi o meu forte. Embora em termos de gramática, consiga achas lógica nas coisas. A minha principal dificuldade é o vocabulário. Tenho mais dificuldade em decorar as palavras e por isso tenho de arranjar mnemónicas, algumas bem parvas :)
EliminarPor exemplo, para decorar Tisch (mesa), pensei em "fetiche (feTisch) de quatro patas".
Mas o ritmo de aprendizagem é acessível para qualquer pessoa, desde que tenhamos um tempinho para ir acompanhando e fazendo os trabalhos de casa.
Avança!
Eu também uma pessoa das ciências e matemáticas. Estou no 2º ano de Eng. Biológica :)
ResponderEliminarO Problema é esse: o tempo. Tenho sempre carradas de relatórios, pré-relatórios e discussões de relatórios todas as semanas (mais os ditos testes e aulas